segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Governo da Itália retoca pintura do século 18 para cobrir seio

Uma reprodução de um quadro do século 18 que fica na sede do governo italiano, em Roma, foi retocada para cobrir o seio desnudo de uma personagem. O quadro, chamado "A Verdade Desvelada pelo Tempo", de Giambattista Tiepolo, está pendurado em uma parede do Palácio Chigi, na sala onde o premiê de centro-direita Sílvio Berlusconi organiza entrevistas.

Citado pelo diário Il Corriere della Sera, o subsecretário da Presidência, Paolo Bonaiutti, disse que o retoque preventivo quis evitar ferir as sensibilidades de telespectadores que vissem o seio nu enquadrado logo acima da cabeça de Berlusconi. Imagens da obra antes e depois da intervenção foram reproduzidas também no La Repubblica e em outros jornais europeus.


Retoque cobriu seio que apareceria sobre a cabeça de Berlusconi
Retoque cobriu seio que apareceria sobre a cabeça de Berlusconi

Os jornalistas não deixaram de notar a ironia entre o pudor do gesto e os comentários de conotação sexual do líder do governo, que chegou a ter uma ex-modelo no gabinete e disse que as mulheres da direita "são mais bonitas" que da esquerda.

O original do afresco é propriedade de um museu da cidade de Vicenza. Segundo a instituição, o quadro foi inicialmente concebido como uma grandiosa peça de decoração para uma propriedade que Giambattista Tiepolo decorou nos anos de 1743 e 1744.

Nenhum comentário: