terça-feira, 1 de julho de 2008

Vereador dá atestado ginecológico e tem prisão ordenada

Paganine Nobre Mota Júnior é acusado de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma e crimes eleitorais.

SALVADOR - A Justiça determinou a prisão do vereador Paganine Nobre Mota Júnior (PMDB), de Juazeiro (BA), a 500 quilômetros a noroeste de Salvador, por ter apresentado um atestado médico de um ginecologista ao faltar nesta terça-feira, 1, a uma audiência judicial, alegando depressão. Mota Júnior está foragido. Ele é acusado de tentativa de homicídio, porte ilegal de arma - uma pistola de uso exclusivo das Forças Armadas - e crimes eleitorais.

A Justiça não aceitou o atestado. "Só se for depressão pós-parto", disse, irritado, o promotor Rildo Mendes. O médico ginecologista Elias Alves confirmou ter feito o documento a pedido do vereador do PMDB de Juazeiro, afirmando ser amigo da família dele há muitos anos. Alves negou, contudo, ter sido informado de que a certidão seria apresentada para justificar a ausência na audiência.


FONTE: http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac198955,0.htm

Festa junina reúne 30 cães no RS

Uma festa junina organizada por uma pet shop, no centro de Cachoeira do Sul (RS), reuniu 30 cães vestidos com roupas caipiras no último sábado. Entre os comes e bebes, foram servidos pães de queijo e biscoitos de frango para os animais além de pipoca, rapaduras, quentão e pinhão para os donos.
Segundo a organização, a festa foi realizada pensando nos clientes, mas também foi aberta ao público. Cerca de 50 pessoas compareceram. Houve também casamento caipira de cachorro.


FONTE: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2983393-EI1140,00-vc+reporter+festa+junina+reune+caes+no+RS.html

Descoberto ouro naturalmente invisível

Como é que partículas invisíveis de ouro, desconhecidas até agora, poderiam ajudar a encontrar novas minas do precioso metal? O que à primeira vista pode parecer sem sentido vai tornar-se realidade graças a uma descoberta que acaba de ser feita por cientistas australianos.

Nanopartículas de ouro (escura) invisível, mostradas em tons escuros.[Imagem: Hough et al.]

Metalogênese

Compreender como os metais cristalizam e como esses cristais se aglomeram em pontos específicos da crosta terrestre é o foco de uma disciplina da geologia chamada metalogênese. Sabendo com precisão como os depósitos minerais se formam torna-se muito mais fácil descobrí-los.

É o que deverá acontecer agora, depois que a equipe do Dr. Robert Hough descobriu nanopartículas de ouro que nunca haviam sido observadas na natureza. E não porque elas nunca haviam sido encontradas, mas porque elas são virtualmente invisíveis.

Ouro invisível

"As nanopartículas de ouro não tinham sido identificadas antes porque elas são transparentes aos feixes de elétrons [do microscópio eletrônico] e são efetivamente invisíveis," diz o Dr. Hough.

Os cristais normais de ouro encontrados nos chamados aluviões - veios de ouro depositados em partes porosas de rochas depois que o metal foi dissolvido de sua fonte primária - sempre apareceram nos microscópios cercados por uma camada escura cuja composição era desconhecida. O que o Dr. Hough descobriu é que essa banda escura é formada por cristais de ouro invisível.

A descoberta é importante para a indústria porque as nanopartículas e nanoplacas que o ouro invisível forma possuem propriedades físico-químicas diferentes dos cristais tradicionais de ouro, permitindo que ele seja estudado com vistas a aplicações tecnológicas.

Essas propriedades são semelhantes às do ouro coloidal, que é produzido de forma sintética e já vem sendo utilizado em testes promissores para a detecção de tumores cancerígenos (veja Câncer em estágio inicial pode ser detectado com nanopartículas de ouro).

Depósitos de ouro mais ricos

Mais importante ainda será para a indústria da mineração, já que a descoberta significa que seus depósitos podem ter muito mais ouro do que se acreditava.

O material estudado pelo Dr. Hough, por exemplo, não apontava nenhum teor de ouro pelos métodos tradicionais. Contudo, conseguindo detectar o ouro invisível, ele descobriu que o minério continha 59 partes por milhão de ouro puro.

Uma diferença dessas poderia viabilizar uma nova mina, principalmente agora que a onça-troy de ouro está cotada ao redor de mil dólares.


FONTE: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=descoberto-ouro-naturalmente-invisivel

Cientistas criam supermandioca para combater desnutrição

Cientistas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram como fortificar a planta da mandioca com vitaminas, minerais e proteína suficientes para dar aos pobres e subnutridos nutrientes suficientes para um dia inteiro em uma única refeição.

"Este é o mais ambicioso projeto de engenharia genética de vegetais já tentado", afirmou o chefe da equipe internacional, Richard Sayre, professor de biologia molecular e celular de vegetais da Universidade de Ohio.

"Algumas estratégias de biofortificação têm o objetivo de fornecer apenas um terço das necessidades nutricionais diárias de adultos porque os consumidores costumam conseguir o resto de suas necessidades nutricionais de outros alimentos em sua dieta. Mas os preços globais dos alimentos recentemente subiram muito, e com isso muitas das pessoas mais pobres agora estão consumindo apenas uma refeição por dia."

O pesquisador acredita que a mandioca fortificada vai ser útil "não apenas nas regiões onde as pessoas são subnutridas mas nos países em desenvolvimento em geral, onde os alimentos se tornaram tão caros que as pessoas não têm mais poder aquisitivo para a dieta diversificada que costumavam ter".

Fonte primária

A mandioca faz parte da alimentação diária em muitos países em desenvolvimento. Cultivada amplamente na América do Sul, a Manihot esculenta é fonte primária de calorias para cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo. A mandioca, contudo, é composta quase que totalmente de carboidratos e, portanto, não fornece todos os nutrientes necessários.

Em um trabalho científico apresentado na Conferência da Sociedade Americana de Biologia Vegetal, realizada em Mérida, no México, os pesquisadores disseram que, além do reforço nutricional, eles também tornaram a planta resistente a pragas através de manipulação genética.

Uma doença causada por um vírus reduz colheitas de 30% a 50% em muitas áreas da África Subsaariana, dizem os pesquisadores.

Eles estão realizando ainda estudos para aumentar a vida durabilidade da mandioca, permitindo que ela seja armazenada por mais tempo. Esta experiência envolveu o desenvolvimento de uma espécie híbrida resultante do cruzamento de duas plantas nativas do Texas e do Brasil.

A estratégia, ainda em desenvolvimento, vai combinar as propriedades destas plantas e genes adicionais que funcionam como antioxidantes, retardando o processo de apodrecimento.

Testes de campo

A equipe de cientistas espera testar a mandioca fortificada transgênica em pelo menos dois países africanos, no projeto BioCassava Plus.

"Nós começamos testes de campo em Porto Rico para nos certificarmos de que as plantas se desenvolvam bem tão bem quanto o fazem em estufas, e nós esperamos começar testes na Nigéria e no Quênia até 2009", afirmou Sayre.

Em laboratório, os cientistas usaram várias técnicas apra melhorar o tipo de mandioca usado na pesquisa. Eles empregaram genes que facilitam o transporte de minerais para produzir uma raíz que acumule mais ferro e zinco do solo. Para fortificar as plantas com uma forma de vitamina E e beta-caroteno, eles introduziram genes na planta que aumentam a produção de substâncias precursoras de ambos.

A equipe do projeto BioCassava Plus, finaciado pela Fundação Gates, inclui especialistas americanos, suíços, ingleses, colombianos e nigerianos, entre outros.

Jogadores do Wolfsburg treinam em praia de nudismo na Alemanha

Técnico Felix Magath diz que deseja estimular seus atletas.

Jogadores do Wolfsburg são observado pelos nudistas na praia da ilha alemã Usedom

O time do Wolfsburg, dos brasileiros Josué e Grafite, começou a pré-temporada trabalhando de um modo bastante inusitado. Os jogadores treinam em uma praia da ilha alemã de Usedom, no mar Báltico. Até aí, nada demais. Se não fosse o fato de que a praia é de nudismo.

- Gostaria de introduzir um pouco de estímulos novos nos treinamentos – disse o técnico Felix Magath, em entrevista ao jornal alemão “Bild”.

Homem dorme em caçamba e é engolido por caminhão de lixo

Um homem dormiu em uma caçamba e acabou sendo quase esmagado dentro de um caminhão de lixo em Birmingham, na Inglaterra, segundo os bombeiros.

O homem, que teria 30 anos e seria do Leste Europeu, estava escondido debaixo de entulhos quando a caçamba foi esvaziada pelo caminhão e só acordou quando já estava na parte de trás do veículo.

Os lixeiros haviam ligado o dispositivo de compressão do caminhão sem saber que o homem estava no meio do entulho, mas, segundo um porta-voz da prefeitura de Birmingham, desligaram o sistema após ouvir um som de alguma coisa batendo na parte de trás do veículo.

Enquanto isso, ao acordar, o homem ligou para a polícia de seu celular.

O caminhão foi localizado em um depósito da prefeitura, e o homem foi resgatado por bombeiros e engenheiros.

"Quando os bombeiros chegaram ao local eles encontraram o homem preso na parte de trás do caminhão", disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros.

O homem teve cortes e arranhões leves e foi tratado no local.

O incidente aconteceu na segunda-feira de manhã.

Peixe-gato morre ao tentar comer bola de futebol

Animal de dois metros foi encontrado morto, com dentes cravados na bola. Policial disse que nunca viu caso mais estranho em 30 anos de profissão.


A tentativa de comer uma bola de futebol matou um peixe-gato na Alemanha. Segundo a publicação “Spiegel Online”, um policial que patrulhava a área do acidente classificou esse como o caso mais estranho já visto em 30 anos de profissão.

O peixe com dois metros de comprimento foi encontrado morto, boiando, depois que a bola entalou em sua boca, impedindo o animal de respirar. Ele foi achado nesta segunda-feira (30), em uma barragem do Rio Main, com os dentes cravados na bola de plástico. “O animal mordeu a bola e morreu sufocado”, explicaram as autoridades em comunicado.

“Nunca vi nada parecido em 30 anos de trabalho”, disse Reiner Jünger, da polícia, segundo o Spiegel. De acordo com ele, o peixe-gato está entre os maiores predadores de água doce. Essa espécie fica no leito do rio aguardando suas presa para atacar na superfície.


FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL631650-6091,00.html

Sueco bêbado tenta voltar da Dinamarca para casa a remo

Idoso de 78 anos roubou o barco e dormiu no meio do caminho.

Depois de passar a noite num bar da Dinamarca, um sueco de 78 anos de idade ficou bêbado, roubou um barco e tentou remar de volta para a Suécia através do Estreito de Öresund - uma das mais movimentadas rotas de navegação do mundo.

No entanto, o quase octogenário acabou dormindo no meio do caminho e foi encontrado, à deriva, pela guarda costeira dinamarquesa.

O sueco, cuja identidade não foi revelada, estava num bar da cidade dinamarquesa de Helsingör. Quando decidiu tomar a balsa de volta para casa, em Helsingborg, na Suécia, ele abriu a carteira e descobriu que tinha gasto o dinheiro da passagem com o último drinque.

Alcoolizado, mas determinado a voltar para casa, o sueco decidiu então roubar um barco a remo e cruzar os cinco quilômetros que separam Helsingör de Helsinborg, no Estreito de Öresund.

A guarda costeira dinamarquesa, que havia sido alertada sobre a presença de um barco abandonado na movimentada rota de Öresund, o encontrou dormindo, no chão do barco.

Segundo a agência de notícias dinamarquesa Ritzau, a guarda costeira levou o boêmio sueco de volta à Dinamarca, onde ele foi colocado na balsa de volta a Suécia.


FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL631271-5602,00.html

Restaurante chinês serve comida em 'vaso sanitário'

Decoração de banheiro é destaque do restaurante de Hangzhou. Consumidores comem refeições em cadeiras decoradas como assentos de privadas.

Restaurante chinês mostra uma sobremesa de sorvete servida dentro de uma miniatura de vaso sanitário. O restaurante da cidade de Hangzhou tem a decoração inspirada no visual de um banheiro. O estabelecimento começou a funcionar no dia 1º de junho. (Foto: Reuters)


Consumidores comem suas refeições em cadeiras decoradas como assentos de privadas no restaurante chinês decorado como banheiro. (Foto: Reuters)



FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL618309-5602,00.html