sexta-feira, 4 de julho de 2008

Casal mantém tradição de fabricar pênis de cerâmica

Francisco e Casilda Figueiredo são casados e estão entre os derradeiros expoentes de um tipo tradicional de artesanato português: os pênis de cerâmica.

Foto: Casilda Figueiredo dá os últimos retoques em pênis de cerâmica.

Há mais de três décadas o casal trabalha cuidadosamente moldando milhares de pênis em cerâmica, esculpindo-os em formato ereto e pintando-os em cores realistas para serem exportados para a Alemanha, França e América do Norte.

Francisco e Casilda, que têm respectivamente 68 e 65 anos, ainda trabalham firme em sua oficina humilde num vilarejo da região de Caldas da Rainha, situado a 100 quilômetros ao norte de Lisboa, mas dizem que a tradição está acabando.

"A cerâmica daqui está com os dias contados. Não vejo possibilidade de sobrevivência", disse Francisco, enquanto preparava moldes do produto mais caro de sua oficina, garrafas fálicas de 60 centímetros de altura.

"Nunca mais vai ser como foi no passado." A garrafa em formato de pênis é vendida por 15 euros. Consta que a tradição começou em Caldas da Rainha quando D. Luis, que reinou em Portugal entre 1861 e 1889, sugeriu que os ceramistas locais produzissem algo mais interessante.

Um caricaturista famoso, Rafael Bordalo Pinheiro, forneceu a inspiração inicial, incentivando Caldas da Rainha a ampliar sua tradição de centro de produção ceramista.

"Ninguém sabe exatamente como a tradição começou. Dizem que foi D. Luis, mas não sei", disse Francisco. O artesanato tradicional vem perdendo espaço aos poucos em Portugal e fora do país, à medida que as sociedades se liberalizam e as cerâmicas vão perdendo seu poder de provocar.

O casal produz canecas de cerâmica com um pênis ereto saindo do fundo ou da lateral, garrafas em formato de pênis e figuras de jogadores de futebol com o órgão masculino saindo por baixo de uma bandeira.

Francisco contou que, quando o comércio de cerâmica estava no auge, eles produziam mil garrafas fálicas por mês. "Houve uma época em que havia muita gente fazendo cerâmica, mas agora, aqui, somos apenas nós dois", disse Casilda. "A gente exportava para a Alemanha, Canadá e França. Hoje vendemos apenas para o comércio local e para as pessoas que vêm conhecer nossa cidade."



FONTE: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2990076-EI1141,00-Casal+mantem+tradicao+de+fabricar+penis+de+ceramica.html

Prefeitura confunde grafite com pichação e apaga um dos principais murais de SP

Até agosto, o trabalho deles poderá ser visto no Tate Modern, um dos mais importantes museus do mundo, em Londres. Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, que formam a dupla osgemeos, e Francisco Rodrigues, o Nunca, usaram lá o mesmo estilo de grafite dos painéis a céu aberto de São Paulo --que já não podem ser tão vistos pela cidade.

O trio descobriu que um de seus murais mais importantes na capital --de 680 metros, feito com mais três artistas plásticos (Nina Pandolfo, mulher de Otávio, Vitché e Herbert Baglione), na alça de acesso da 23 de Maio ao elevado Costa e Silva, na Bela Vista- foi coberto ontem com tinta cinza.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a prefeitura admitiu o "equívoco", cometido pela empresa contratada para apagar pichações de áreas públicas. A limpeza seria feita na região do painel e a equipe acabou estendendo o trabalho até o mural dos artistas, disse a assessoria. Em contato com a prefeitura, "notou o erro" e interrompeu a pintura, deixando intacto o trabalho no sentido Oeste-Leste da via.

"É desrespeito. A gente pinta castelo na Escócia, a Prefeitura de Nova York nos chama para fazer um painel lá. Somos respeitados e conhecidos no mundo todo. Aqui, em nossa casa, não", diz Otávio. A prefeitura pede que, agora, os artistas entrem em contato para informar outros espaços que tenham grafites autorizados.

O painel foi concluído em 2002, após três meses de trabalho --com autorização da então prefeita Marta Suplicy, por meio do então coordenador da juventude, Alexandre Youssef.

"Houve total apoio da prefeitura. Havia, inclusive, a logomarca do município no painel, apagada pela gestão seguinte. É uma lástima", afirma Youssef.

Retaliação

Osgemeos dizem que muitas de suas obras já sumiram da paisagem urbana. "Três grandes murais foram apagados. Dos menores, nem sei dizer", conta Otávio. Já o artista Nunca afirma ter de cem a 150 trabalhos cobertos com tinta.

"Estou indignado e aviso que terá retaliação. Não apagaram um mural, apagaram parte da história da arte paulista. A prefeitura precisa se desculpar publicamente", diz Nunca.

Nina Pandolfo completa: "Até que ponto a arte é uma sujeira para ser combatida com uma Lei Cidade Limpa? Arte suja a cidade?". Para ela, "São Paulo já não tem horizonte, só prédios. E eles são em tom de cinza, amarelo ou branco. Quando a gente coloca cor na parede, abre um horizonte".

Indiana de 70 anos torna-se mulher mais velha do mundo a ter bebês

Omkari Panwar e marido, do norte da Índia, fizeram tratamento e fertilização in vitro. Menino e menina nasceram prematuros, mas passam bem; pais queriam herdeiro homem.

A indiana Omkari Panwar (Foto: Reprodução)

Omkari Panwar, uma indiana que diz ter 70 anos de idade, teria se tornado a mulher mais velha do mundo a ter bebês, afirma a imprensa britânica. Ela e o marido, Charan Singh Pawar, de 77 anos, ficaram endividados para pagar o tratamento de fertilização in vitro, mas ela finalmente conseguiu dar à luz um casal de gêmeos. Tanta determinação em ter os bebês vem do fato de que o casal, dono de uma pequena propriedade rural, não tinha um herdeiro do sexo masculino.

Os gêmeos nasceram numa cesariana de emergência realizada num hospital de Muzaffarnagar, sete horas de viagem ao norte de Nova Déli. Embora tenham nascido um mês antes do tempo e pesem apenas cerca de um quilo, os bebês estão saudáveis, afirmam os médicos do local.

O casal já tem duas filhas e cinco netos. Segundo a família Panwar, o filho recém-nascido poderá se beneficiar de um dote quando casar e poderá cuidar da terra deles. "Posso morrer feliz, como homem e pai orgulhoso", declarou Charan Singh Panwar.

Sem certidão

Como não possui certidão de nascimento, Omkari Panwar estima sua idade com base no principal evento da história indiana no século 20 -- a saída dos britânicos do país, em 1947. Como ela tinha nove anos na época, isso quer dizer que ela está com 70 anos de idade agora.

Se a conta estiver mesmo correta, ela venceu a romena Adriana Illiescu, de 66 anos, que teve uma filha em 2005, também via fertilização in vitro. Panwar disse que não sabia do recorde e afirmou que isso "não me ajuda em nada". "Só quero ver meus filhos e cuidar dos meus bebês enquanto conseguir", declarou.



FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL635978-5603,00-INDIANA+DE+ANOS+TORNASE+MULHER+MAIS+VELHA+DO+MUNDO+A+TER+BEBES.html

Geração Orkut corre risco de crise de identidade, diz psiquiatra

Identidade virtual poderia deixar vida real 'chata e pouco estimulante'.

A geração de usuários da internet nascida depois de 1990 - década da popularização da rede - pode estar crescendo com uma visão perigosa a respeito do mundo e da sua própria identidade, sugere um psicanalista inglês.

Segundo Himanshu Tyagi, a principal causa deste problema seria o fato de que os nascidos nesta época já cresceram em um mundo dominado pela navegação na internet e pelos sites de relacionamento como o Facebook, Orkut e MySpace.

"É um mundo onde tudo se move depressa e muda o tempo todo, onde as relações são rapidamente descartadas pelo clique do mouse, onde se pode deletar o perfil que você não gosta e trocá-lo por uma identidade mais aceitável no piscar dos olhos", disse Tyagi durante o encontro anual do Royal College of Psychiatrists, uma das principais agremiações de psiquiatras do Reino Unido e da Irlanda.

O psiquiatra destaca ainda que as pessoas que se acostumam com o ritmo rápido dos sites de relacionamento podem achar a vida real "chata e pouco estimulante", o que poderia causar problemas de comportamento.

"É possível que os jovens que não conhecem o mundo sem as sociedades virtuais dêem menos valor às suas identidades reais e, por isso, podem estar em risco na sua vida real, talvez mais vulneráveis ao comportamento impulsivo ou até mesmo o suicídio", disse.

Pesquisa

Tyagi começou seu interesse por identidades virtuais quando fundou um site que funciona como uma rede de contatos profissionais e se deu conta da distância enorme que há entre psiquiatras em atividade e pacientes mais jovens em assuntos relacionados à internet.

Ele constatou, após uma pesquisa com psiquiatras durante um congresso nos Estados Unidos, que a maioria dos profissionais não sabia da magnitude do impacto do mundo virtual na geração jovem.

Segundo o professor, além dos sites de relacionamento, as salas de bate papo virtuais também podem influenciar problemas de comportamento como a timidez.

Ele destaca que o anonimato e a falta de experiência sensorial das conversas nestes ambientes virtuais poderia mudar a percepção de interatividade e criar uma visão alterada sobre a natureza dos relacionamentos.

"A nova geração, que cresceu em paralelo ao avanço da internet, está atribuindo um valor completamente diferente para as relações e amizades, algo que estamos fracassando em observar", afirmou Tyagi.

Benefícios

O psiquiatra afirma que são necessárias mais pesquisas sobre o impacto da internet na geração jovem e ressaltou alguns benefícios dos sites de relacionamento.

Segundo ele, essas redes oferecem um status social mais equilibrado, onde raça e gênero são menos importantes e onde as hierarquias da vida real são dispersas.

Ele destacou ainda que a quebra das barreiras geográficas permite acesso a relacionamentos e a apoio de amigos virtuais.

Experiência

As afirmações de Tyagi, entretanto, forem contestadas por especialistas da área.

Graham Jones, psiquiatra especializado no estudo do impacto da internet, reconhece que existe o risco de que uma freqüência exagerada de sites de relacionamento possa levar a problemas de comportamento. Mas ele acha que esses riscos foram exagerados por Tyagi.

"Para cada geração, a experiência com relação ao mundo é diferente. Quando a imprensa escrita surgiu, tenho certeza que muitos a consideraram como uma coisa ruim", disse Jones.

"Pela minha experiência, pessoas que tendem a ser mais ativas nos sites como o Facebook ou Bebo são aquelas que já são mais socialmente ativas de qualquer forma - é apenas uma extensão do que eles já fazem", concluiu o psiquiatra.



FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL635524-6174,00-GERACAO+ORKUT+CORRE+RISCO+DE+CRISE+DE+IDENTIDADE+DIZ+PSIQUIATRA.html

Assaltante dá um abraço em vítima antes de fugir

A polícia da cidade de Poplar Bluff, no sudeste do Estado americano do Missouri, está buscando um homem que, ao realizar um assalto à mão armada na última segunda-feira, deu um abraço na vítima antes de fugir.

A vítima, Heath Chandler, 31 anos, disse à polícia que estava estacionando em um supermercado quando o homem se aproximou, apontou uma pistola para o seu estômago e pediu dinheiro.

Chandler deu os US$ 25 que tinha na carteira. Depois de pegar o dinheiro, o homem levou a vítima até um jipe que tinha uma mulher no volante.

Então, antes de entrar no carro e fugir, o assaltante deu um abraço na vítima. A polícia está estudando o vídeo do circuito interno do supermercado para identificar o suspeito.



FONTE: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2988525-EI1141,00-Assaltante+da+um+abraco+em+vitima+antes+de+fugir.html

'Highway to Hell', do AC/DC, é a preferida em funerais na Austrália

O maior sucesso do grupo australiano AC/DC, a clássica Highway to Hell, cuja tradução é "Rodovia para o Inferno", ganhou um título inusitado: a faixa é a mais executada em funerais na Austrália.

Segundo a informação divulgada pelo jornal Daily Telegraph, completam a lista "de músicas para funeral": My Way, de Frank Sinatra; Wonderful World, de Louis Armstrong; Stairway to Heaven, da banda inglesa Led Zeppelin.

Com versos como "Going down, party time; My friends are gonna be there too" (Estou descendo, é hora de festejar, meus amigos também estarão lá), Highway to Hell conquistou o título de trilha sonora preferida para funerais.

O AC/DC confirmou que acaba de gravar um novo álbum de inéditas, com previsão de lançamento para este ano.


FONTE: http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI2989509-EI1267,00-Highway+to+Hell+do+ACDC+e+a+preferida+em+funerais+na+Australia.html

Americano devora 64 hot dogs e fatura bicampeonato de comilança

Joey Chestnut comeu 59 cachorros-quentes em dez minutos. Para definir quem era o vencedor, ele e o rival ainda tiveram de comer mais cinco.

Joey Chestnut comemora a vitória, com a qual garantiu o bicampeonato. (Foto: AFP )

Joey Chestnut venceu nesta sexta-feira (4) uma disputa de comedores de cachorro-quente realizada em Coney Island (Nova York, EUA). Com isso, ele mantém o título recebido no ano passado, depois de vencer seu rival Takeru Kobayashi. Foram seis anos consecutivos de reinado até que Kobayashi fosse derrotado por Chestnut, em 2007.

O vencedor comeu 59 hot dogs em dez minutos. Houve então um empate técnico entre Chestnut e Kobayashi, que foi definido depois que os dois finalistas devorarem mais cinco sanduíches.

Milhares de pessoas se reuniram em Coney Island nesta sexta para ver o glutões competirem nesse evento anual. Havia 20 competidores, no total, que deveriam comer o máximo de cachorros-quentes no período de dez minutos – dois minutos a menos do que no ano passado.


FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL636210-6091,00-AMERICANO+DEVORA+HOT+DOGS+E+FATURA+BICAMPEONATO+DE+COMILANCA.html

Cidade comemora feriado antes para atrair turistas

A cidade de Milwaukee, no Estado americano de Wisconsin, encontrou um meio de não concorrer com as demais pela presença dos turistas na comemoração do Quatro de Julho. A festa na localidade é celebrada antes, no dia 3, segundo informa nesta sexta-feira a agência AFP.

Quatro de Julho, uma das datas mais importantes para os americanos, marca a independência dos Estados Unidos, conquistada em 1776.

Apesar de a independência do país ter sido votada no dia 4 de julho, a declaração só ficou pronta em agosto.

O documento foi lido em público pela primeira vez no dia 8, na Praça da Independência, na Filadélfia, e o primeiro jornal a imprimi-lo foi o Pennsylvania Evening Post, em 6 de julho de 1776.

Burro cai em poço e mobiliza cidade na Inglaterra

Bombeiros foram chamados para tirar Eeyore da enrascada. Animal ficou 2h preso no poço, mas sofreu apenas ferimentos leves.

Bombeiros tentam resgatar o burrinho Eeyore, que caiu em um poço na pequena cidade de Orton, no condado britânico de Northampton. Moradores se reuniram para ajudar a salvar o animal, em um trabalho que durou mais de duas horas. (Foto: Reprodução/Dailymail.co.uk)


Depois de resgate, Eeyore recebeu um cobertor especial para se livrar do frio. De acordo com o porta-voz dos bombeiros de Northamptonshire, Eeyore sofreu apenas ferimentos leves, e está se recuperando na fazenda de seu dono. (Foto: Reprodução/Dailymail.co.uk)



FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/PlanetaBizarro/0,,MUL636106-6091,00-BURRO+CAI+EM+POCO+E+MOBILIZA+CIDADE+NA+INGLATERRA.html

NY realiza torneio de comer cachorro-quente

Há mais de 90 anos, um restaurante em Nova York, nos Estados Unidos, promove anualmente um campeonato anual de comer cachorros-quentes. A competição acontece sempre no dia da Independência americana, o 4 de julho. O torneio acontece nesta sexta ao meio dia (13h em Brasília).

Entre os principais competidores estão o hexacampeão Takeru Kobayashi, do Japão, que pesa pouco mais de 55 quilos e o atual campeão, o americano Joey Chestnut, com 95 quilos. Chestnut é o detentor do atual recorde: 66 sanduíches em 12 minutos.

Os dois se apresentaram ao público na quinta-feira, um dia antes do tradicional campeonato.

O torneio acontece desde 1916 no dia da Independência dos Estados Unidos, e é promovido pelo restaurante Nathan's, em Coney Island, atraindo milhares de espectadores.