domingo, 3 de agosto de 2008

CE: dupla constrói a maior rede de dormir do mundo

A maior rede do mundo mede 30 m de comprimento, 12,5 de largura, pesa 4,6 t e tem capacidade para 300 pessoas. Ela é o produto do sonho dos irmãos alemães Bernhard Albert e Josef Anton Köpf, radicados no Brasil há 30 anos e que, desde 2000, têm uma fábrica de redes no município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza.

Maior rede do mundo tem capacidade para 300 pessoas

Maior rede do mundo tem capacidade para 300 pessoas

Segundo os irmãos, a rede gigante custou R$ 65 mil, 325 vezes mais cara que uma rede comum, que tem o preço médio de R$ 200. Com a fábrica, eles exportam 35 mil unidades por ano para países da Europa e Ásia, além de venderem também para países como Austrália e Estados Unidos.

"A intenção com essa rede gigante era chamar a atenção mesmo, para essa tradição do Nordeste, que é tão rica" explica Bernhard. Toda a execução do projeto levou um mês, mas a idéia de construir uma espécie de "monumento" ao costume indígena que deu origem às redes, substituta da cama para muitos nordestinos e a preferida em casas de veraneio, tem bem mais tempo.

A dupla não sabe precisar há quanto tempo planejava o projeto, mas eles afirmam que "o maior desafio era construir o suporte. Nas redes comuns, a base é feita de madeira maciça, mas para a gigante ficaria inviável. Conseguimos fazer um suporte de madeira que não fosse tão pesado só agora", conta Josef.

Na quarta-feira, a rede foi embarcada em um navio para a Alemanha, onde participa de uma feira mundial de móveis. Lá, ela deve ser avaliada por peritos do Guiness Book e passa a ser oficialmente a maior rede do mundo. Mesmo sem o título, quem trabalhou na confecção dela já comemora.

"(A rede) vai com certeza chamar atenção para cá. Quem sabe até não venham mais turistas, não é?", comemora Luis Ramos, artesão que trabalhou na confecção dos "punhos", suporte do tecido e que, juntos, dão forma à rede.



FONTE: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3043972-EI1141,00-CE+dupla+constroi+a+maior+rede+de+dormir+do+mundo.html

Festival faz homens se vestirem de vikings na Espanha

Um festival colocou homens em fantasias de vikings neste domingo na cidade de Catoira, noroeste da Espanha.

Homens de Catoira se vestiram de vikings para reencenar ataques

Homens de Catoira se vestiram de vikings para reencenar ataques

O evento, uma tradição na região, reencena ataques feitos pelo povo escandinavo na área.

O festival que coloca os espanhóis no lugar dos vikings é celebrado sempre no primeiro domingo do mês de agosto.

Polícia procura 20 búfalos 'fugitivos' no sul da França

Animais foram soltos de fazenda por 'arruaceiros', segundo as autoridades. Depois de usar até helicóptero, resgate vai utilizar cavalos.

A polícia francesa está em busca de cerca de 20 búfalos que escaparam de uma fazenda no sul do país. Segundo as autoridades, 50 animais foram libertados de uma fazenda por "arruaceiros".

A polícia usou um helicóptero e conseguiu recuperar 23 animais, mas ainda está em busca do restante.

Os búfalos são utilizados em corridas na região, e as autoridades acreditam que só com uma equipe de resgate montada a cavalos será possível recapturar os animais.



A polícia diz que os vândalos cortaram cercas de arame farpado e dispararam tiros para dispersar os animais. Os búfalos pesam mais de 200 kg e podem avançar contra as pessoas se estiverem assustados.

Carta perdida nos EUA chega com 60 anos de atraso, e no endereço errado

Envelope voltou para a mesma casa onde morava remetente, no Kansas. Texto comentava clima de 'luto' após eleição de Harry Truman, em 1948.

Uma carta que descrevia o estado de espírito nos Estados Unidos após a vitória de Harry S Truman nas eleições presidenciais ficou perdida por cerca de 60 anos, e reapareceu nesta semana na caixa postal de uma moradora de Kansas.

Xan Wedel encontrou a carta, com carimbo postal datado de 11 de novembro de 1948, no final de julho. O envelope estava marcado com "retornar ao remetente".

A missiva estava endereçada a Ruth Willisten, da cidade de Rockfall, Connecticut, mas jamais chegou a seu destino. A remetente era Gertrude Gilmore, que morava na casa hoje habitada por Xan Wedel em 1948.

Diz a carta: "a cidade está de luto desde a eleição", na qual Truman derrotou Thomas E. Dewey. Segundo Wedel, a residência foi construída pela família Gilmore em 1890. Gertrude seria uma das filhas do casal.

Wedel diz que vai tentar encontrar detalhes sobre a família que viveu por tantos anos na casa onde hoje ela mora. "Seria interessante descobrir se ainda há parentes ou descendentes na cidade, que possam contar a história por trás desta carta."