domingo, 3 de agosto de 2008

CE: dupla constrói a maior rede de dormir do mundo

A maior rede do mundo mede 30 m de comprimento, 12,5 de largura, pesa 4,6 t e tem capacidade para 300 pessoas. Ela é o produto do sonho dos irmãos alemães Bernhard Albert e Josef Anton Köpf, radicados no Brasil há 30 anos e que, desde 2000, têm uma fábrica de redes no município de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza.

Maior rede do mundo tem capacidade para 300 pessoas

Maior rede do mundo tem capacidade para 300 pessoas

Segundo os irmãos, a rede gigante custou R$ 65 mil, 325 vezes mais cara que uma rede comum, que tem o preço médio de R$ 200. Com a fábrica, eles exportam 35 mil unidades por ano para países da Europa e Ásia, além de venderem também para países como Austrália e Estados Unidos.

"A intenção com essa rede gigante era chamar a atenção mesmo, para essa tradição do Nordeste, que é tão rica" explica Bernhard. Toda a execução do projeto levou um mês, mas a idéia de construir uma espécie de "monumento" ao costume indígena que deu origem às redes, substituta da cama para muitos nordestinos e a preferida em casas de veraneio, tem bem mais tempo.

A dupla não sabe precisar há quanto tempo planejava o projeto, mas eles afirmam que "o maior desafio era construir o suporte. Nas redes comuns, a base é feita de madeira maciça, mas para a gigante ficaria inviável. Conseguimos fazer um suporte de madeira que não fosse tão pesado só agora", conta Josef.

Na quarta-feira, a rede foi embarcada em um navio para a Alemanha, onde participa de uma feira mundial de móveis. Lá, ela deve ser avaliada por peritos do Guiness Book e passa a ser oficialmente a maior rede do mundo. Mesmo sem o título, quem trabalhou na confecção dela já comemora.

"(A rede) vai com certeza chamar atenção para cá. Quem sabe até não venham mais turistas, não é?", comemora Luis Ramos, artesão que trabalhou na confecção dos "punhos", suporte do tecido e que, juntos, dão forma à rede.



FONTE: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI3043972-EI1141,00-CE+dupla+constroi+a+maior+rede+de+dormir+do+mundo.html

Nenhum comentário: