quinta-feira, 17 de julho de 2008

Orangotangos de Hollywood se aposentam

Orangotangos que já participaram de filmes em Hollywood, estrelaram comerciais de TV e ensaios fotográficos com astros, como a pop star Fergie, estão se aposentando.

A orangotango Katy participou de vários filmes americanos
A orangotango Katy participou de vários filmes americanos

Rocky, 3 anos, e sua mãe, Katy, 19 anos, deixaram a vida de celebridades para viver no Great Ape Trust, em Iowa, uma instalação de pesquisa científica em Des Moines dedicada a entender as origens e o futuro da cultura, idioma, ferramentas e inteligência. O local abriga os grandes primatas da América do Norte para estudos interdisciplinares de suas capacidades cognitivas e de comunicação.

Para os estudiosos do Great Ape Trust, a vida de celebridade dos orangotangos é um problema. Eles defendem que parentes tão próximos dos seres humanos merecem um pouco mais de respeito. Além disso, acreditam que o uso dos animais para o entretenimento público dificulta os esforços de preservação.

"Não há dúvidas de que o uso de macacos para o entretenimento tem um impacto negativo nas ações de preservação e conservação", disse Robert Shumaker, diretor do santuário de pesquisa à agência AP.

Os orangotangos foram doados pela Steve Martin's Working Wildlife, empresa de animais para filmes e trabalhos na TV, que diz ser a única a dispor dos símios. A empresa afirma que deixará de usar os animais para entretenimento e doará todos para o Great Ape Trust.

Rocky e Katy, que chegaram ao santuário no último sábado, passarão por um período de adaptação antes de se integrarem aos orangotangos Azy, Knobi e Allie, que já vivem no local.

Mãe e filho têm passado por exames médicos para verificar seu estado de saúde. Nos primeiros testes foi possível perceber que Rocky sofre de uma espécie de "jet lag" (comum em longas viagens aéreas, quando o destino é um local com fuso horário diferente). "Ele parece ter somente duas velocidade: muito rápido ou desligado", diz Shumaker.

Nenhum comentário: