Ao todo, 22 restrições e 4 proibições foram incluídas num livreto, que está sendo distribuído aos torcedores junto com os ingressos olímpicos.
Dentro das áreas onde ocorrerão os jogos, é definitivamente proibido vestir-se com roupas iguais (à exceção dos atletas competidores e da equipe de torcida oficial), levantar faixas, mostrar pôsteres comerciais e sacudir bandeiras de países que não estejam participando da Olimpíada, informou a agência de notícias estatal Xinhua.
Ficar bêbado, fazer apostas, tocar instrumentos musicais, tirar fotos com flash, acender isqueiros, ficar de pé na área das arquibancadas sentadas, proteger-se do sol com sombrinhas e gravar imagens com câmera de vídeo profissional também são considerados comportamentos inadequados, que perturbam a "harmonia" do evento.
Os torcedores também não poderão fazer das arquibancadas um lugar de protesto. Faixas, camisetas e panfletos com os dizeres de conteúdo crítico estão estritamente vetados.
A lista de proibições explica que é considerado conteúdo proibido tudo o que fizer menção a religião, política, Exército, direitos humanos, direitos dos animais e proteção ao ambiente.
Segurança e ordem
"Todos os espectadores estão sujeitos às regras que têm por objetivo manter a segurança e a ordem no local dos jogos", afirmou Huang Keyin, representante do comitê Olímpico, à Xinhua.
Latinhas de refrigerante e outros vasilhames com líquidos também não poderão ser levados ao estádio. As comidas e bebidas consumidas pelos torcedores devem ser compradas nos bares e restaurantes localizados dentro das instalações.
As autoridades desaconselham aos pais levar bebês aos jogos. Animais de estimação não podem entrar, à exceção cães-guias para cegos.
Para garantir que a torcida local não tenha uma vantagem excessiva sobre os visitantes, faixas com o popular slogan "Vai China" também serão proibidas, explicou o Comitê Olímpico.
Os estrangeiros que tiverem dúvidas sobre as limitações podem chamar a linha direta "12308" das 7h às 22h.
Torcida oficial
Apenas a equipe de torcida oficial treinada pela China terá permissão para se vestir com roupas esportivas iguais.
A equipe conta com cerca de 800 mil chineses voluntários, que foram treinados no mês passado para comemorar com coreografia especial quando os atletas marcam pontos.
Os chineses aprenderam até a dar gritos de empolgação em inglês, para estimular também as equipes estrangeiras.
Além de torcer, os voluntários terão a obrigação de ficar de pé quando os hinos nacionais tocarem e permanecer no estádio após as competições para ajudar na limpeza das arquibancadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário