terça-feira, 22 de julho de 2008

Tempestade "Dolly" ganha força e segue em direção ao nordeste do México

Miami, 22 jul (EFE).- A tempestade tropical "Dolly", prestes a se transformar no segundo furacão da temporada atlântica, prossegue seu caminho em direção à costa nordeste do México e extremo sul do Texas, aonde chegará amanhã, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos.

Em seu boletim das 12h (horário de Brasília), os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, disseram que "Dolly" apresenta ventos máximos sustentados de 110 quilômetros por hora e espera-se que "se transforme em furacão na tarde de hoje ou amanhã".

Uma tempestade tropical se transforma em furacão quando seus ventos máximos sustentados alcançam 119 quilômetros por hora.

Permanece em vigor um alerta de furacão (passagem em 24 horas) para a costa do Texas, desde Brownsville até Corpus Christi, e para o nordeste do litoral mexicano, desde Río San Fernando até a fronteira entre México e EUA.

Um aviso de tempestade está em vigor do norte de Corpus Christi até San Luis, e outro alerta de tempestade e aviso de furacão (passagem em 36 horas) estão mantidos de La Pesca até o sul de Río San Fernando, no México.

Chris Landsey, meteorologista do NHC, disse que "Dolly" tocará a terra "na manhã de quarta ou mais tarde na região entre o nordeste do México e o sul do Texas". No entanto, acrescentou que ainda é "muito cedo para determinar o local exato no qual tocará a terra".

O sistema se desloca rumo a noroeste à velocidade de 19 quilômetros por hora e prevê-se que "mantenha trajetória noroeste ou oeste-noroeste durante as próximas 24 horas", destacaram os especialistas.

Segundo este padrão de trajetória, o olho de "Dolly" atingirá "amanhã o nordeste do México ou o extremo sul do Texas".

O olho de "Dolly" está na latitude 24 graus norte e na longitude 94,5 graus oeste, a 370 quilômetros a sudeste de Brownsville.

O NHC lembrou a importância de as cidades que podem ser afetadas por "Dolly" cumprirem o mais rápido possível os preparativos para a proteção de suas vidas.

Enquanto isto, a tempestade tropical "Cristóbal" continua seu caminho em direção às águas abertas do Atlântico e "espera-se que comece a perder suas características tropicais nas próximas 24 horas".

"Cristobal", que tomou forma no último sábado, apresenta ventos máximos sustentados de 100 quilômetros por hora, embora se espere que perca força nos próximos dois dias.

O olho de "Cristóbal" está próximo da latitude 40,9 graus norte e longitude 65,9 graus oeste, a 450 quilômetros a sul-sudoeste de Halifax, na Nova Escócia.

Durante a temporada atlântica de 2008, que começou em primeiro de junho e que termina em 30 de novembro, já se formaram quatro tempestades tropicais, "Arthur", "Bertha" - que se tornou no primeiro ciclone da temporada -, "Cristóbal" e "Dolly".

Os meteorologistas prevêem que a temporada seja um "pouco mais ativa" do que o normal, com a formação de seis a nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais. EFE

Nenhum comentário: