quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Museu suíço mostra "esqueletos" de personagens de HQ

Uma exposição no Museu de História Natural de Berna, na Suíça, mostra como seriam os esqueletos de vários personagens de quadrinhos e desenhos animados se eles realmente fossem seres vivos.

Estão expostas em Berna o que seriam as "ossadas" de personagens como Pernalonga, Pato Donald, Papa-Léguas e a divertida dupla Tom e Jerry.

A mostra insólita é o resultado de uma cooperação entre os paleontólogos do museu e o artista sul-coreano Hyungkoo Lee, que construiu os esqueletos observando todas as regras de anatomia.


Exposição simula esqueletos de vários personagens de quadrinhos
Exposição simula esqueletos de vários personagens de quadrinhos

O artista projetou os esqueletos baseando-se nas figuras dos personagens e também na anatomia original dos animais que eles representam.

Ele usou técnicas científicas e simulações de computador para criar os esqueletos feitos com resina.

O resultado é uma divertida brincadeira com a séria ciência da paleontologia, que reconstrói ossadas de animais extintos, como o dinossauro.

Segundo os organizadores, o museu quer fazer com que os visitantes pensem sobre a reconstrução de animais fossilizados.

"Quando um animal pré-histórico é reconstruído também não conhecemos todos os detalhes de sua anatomia --como no caso dos personagens", diz a porta-voz do museu.

Neste caso, no entanto, a reconstrução tomou o caminho inverso: Dos dinossauros só se tem os ossos, e dos personagens, só a aparência.

A mostra "Animatus" criou nomes científicos em latim para cada personagem mostrado.

Assim o coiote, eterno inimigo do Papa-Léguas, foi chamado de Canis latras animatus, e o pássaro veloz perseguido por ele levou o nome de Geococcyx Animatus.

Segundo essa nomenclatura, o Pernalonga pertence à espécie Lepus Animatus e o Pato Donald leva o nome científico de Anas Animatus.

A mostra fica em cartaz no Museu de História Natural de Berna até o dia 31 de agosto de 2008.

Nenhum comentário: