quinta-feira, 24 de julho de 2008

Rei da Flatulência' faz show em festival tradicional

Ele interpreta O Danúbio Azul, Parabéns para Você e é capaz até de arremessar dardos em alvos distantes - tudo isso com o poder de seus flatos. O britânico Paul Oldfield, mais conhecido por seu personagem e alter ego, Mr. Methane (Sr. Metano), é um performer cuja arte é centrada no dom de realizar feitos notáveis a partir de seus traques.

Paul Oldfield é mais conhecido por seu personagem e alter ego, Mr. Methane

Paul Oldfield é mais conhecido por seu personagem e alter ego, Mr. Methane

Oldfield - que além da Grã-Bretanha, já se exibiu no Japão, Austrália, Turquia e Suécia, está se preparando para levar a sua arte para um novo palco, o tradicional festival de teatro e variedades Fringe, onde exibirá o espetáculo An Audience with Mr. Methane.

O próprio Sr. Metano contou à BBC Brasil como ele descobriu ter o seu dom especial, ainda na juventeude.

"Eu tinha 15 anos de idade e tinha muita elasticidade. Minha irmã praticava ioga e me ensinou algumas posições. Quando fiz a posição de lótus, descobri que tinha a habilidade de expandir o músculo do esfíncter e trazer muito ar para dentro. No dia seguinte, fui ao colégio e e me tornei um prodígio na arte de bombear...durante a hora do almoço".

Mas muito se passou até que ele se convertesse no herói mascarado com superpoderes que diferiam muito da visão de radio-x de um Super-Homem ou do poder incandescente de um Tocha Humana.

Craque do traque
Oldfield conta que nunca sonhou se tornar "um flatulista", a exemplo do lendário francês Le Pétomane (em tradução literal O Maníaco do Pum), que ganhou fama no circuito teatral francês no século 19, devido às suas habilidades peculiares.

Ele trabalhava como maquinista de trem, quando amigos seus contaram ter visto um filme sobre Le Pétomane e lhe disseram que ele deveria enveredar pelo mesmo caminho que a lenda francesa do traque, mostrando seu dom em diferentes palcos.

"Mas eu não estava interessado, queria continuar dirigindo trens. Era o meu objetivo e o que eu fiz por quase 10 anos. Mas durante uma das minhas viagens, durante a pausa do almoço, mostrei a alguns amigos o que eu era capaz de fazer e foi isso. Daí em diante, não conseguia ir aonde quer que fosse sem atrair grande notoriedade".

Mas, ainda não foi aí que se deu o nascimento do Sr. Metano, mas sim de sua primeira encarnação, o Incrível Homem Flatulento. O personagem atual evoluiu a partir deste, tendo surgido em definitivo em 1990.

Oldfield começou a exibir seus espetáculos em diferentes partes da Grã-Bretanha.

Sucesso e preconceito
"Em princípio, muita gente tinha preconceito, dizia que devia ser uma coisa mais bem-sucedida no norte da Inglaterra, onde há gente mais simples, da classe trabalhadora, com um senso de humor mais simplório. Mas é o contrário. A maior parte da minha platéia é do sul da Inglaterra e é gente de mais dinheiro e posição social. É o contrário do estereótipo".

O sucesso britânico fez com que Oldfiled se aventurasse por outros ares, recebendo convites de diferentes países.

Ele conta ter se surpeendido com a reverência dos japoneses, que pagaram antecipado por sua apresentação, e diz que os suecos em princípio se chocaram com sua performance, mas que sua apresentação contribuiu para que os rígidos padrões das TVs suecas se flexibilizassem um pouco.

O intérprete do Mr. Methane espera que a apresentação no Fringe aumente ainda mais seu público cativo, e conta estar preparando quadros especiais para seu mais recente espetáculo, que será exibido de 9 a 23 de agosto.

Além dos números tradicionais, como as "interpretações" de Danúbio Azul e Feliz Aniversário, Oldfield apresentará uma canção tradicional escocesa, em homenagem ao público de Edinburgo e ainda apresentará um feito arriscado.

Ele irá arremessar um dardo, "usando o meu instrumento", contra um alvo posicionado em cima da cabeça de um integrante da platéia, que, por precaução, estará munido de um colete à prova de balas e um capacete.

No espetáculo, Oldfield se apresenta ao lado de seu parceiro Martin Kelmer, que atua como um entrevistador de TV fictício, que tenta extrair confissões do Sr. Metano e é brindado tanto com revelação como com traques.

O Sr. Metano conta que espera apresentar os seus raros predicados ao público brasileiro. "Nunca se sabe, um dia desses eu posso estar aparecendo por lá. Eu adoraria ir".

Nenhum comentário: