sexta-feira, 18 de julho de 2008

Peixe usa grunhido para assustar rivais; assista

Peixes que emitem grunhidos possibilitaram situar as origens do uso de sons vocais por volta de 400 milhões de anos atrás, informam cientistas americanos em um artigo publicado na última edição da revista "Science".

Já se sabia que algumas espécies, como o peixe-sapo, produzem sons para atrair fêmeas e espantar rivais, mas o estudo da equipe do professor Andrew Bass, da Universidade de Cornell, indica que a área do cérebro que controla a vocalização é extremamente primitiva.


Peixe utiliza grunhido para assustar seus rivais e chamar a atenção das fêmeas; clique na imagem para assistir ao vídeo da reportagem
Peixe utiliza grunhido para assustar seus rivais e chamar a atenção das fêmeas; clique na imagem para assistir ao vídeo da reportagem

"Ouvimos sapos coaxar e passarinhos cantar. Escutamos isso o tempo todo, estamos acostumados. Mas acho que podemos dizer que a maioria das pessoas não sabe que peixes usam sons para comunicação social", disse Bass à BBC.

O peixe-sapo, encontrado na costa dos Estados Unidos no Oceano Pacífico, se abriga em cavernas e emite ruídos durante horas para atrair fêmeas.

As interessadas deixam ovas sobre o teto dos abrigos.

O animal também defende o seu território com grunhidos e ruídos, que espantam outros machos.

O circuito vocal descoberto pela equipe do professor Bass fica em um local e tem função muito semelhantes ao de anfíbios, aves e mamíferos.

Essa semelhança pode indicar, segundo o estudo, que a estrutura vocal surgiu primeiro em um antepassado dos vertebrados atuais e então se espalhou para várias espécies.

Nenhum comentário: