sexta-feira, 4 de julho de 2008

Casal mantém tradição de fabricar pênis de cerâmica

Francisco e Casilda Figueiredo são casados e estão entre os derradeiros expoentes de um tipo tradicional de artesanato português: os pênis de cerâmica.

Foto: Casilda Figueiredo dá os últimos retoques em pênis de cerâmica.

Há mais de três décadas o casal trabalha cuidadosamente moldando milhares de pênis em cerâmica, esculpindo-os em formato ereto e pintando-os em cores realistas para serem exportados para a Alemanha, França e América do Norte.

Francisco e Casilda, que têm respectivamente 68 e 65 anos, ainda trabalham firme em sua oficina humilde num vilarejo da região de Caldas da Rainha, situado a 100 quilômetros ao norte de Lisboa, mas dizem que a tradição está acabando.

"A cerâmica daqui está com os dias contados. Não vejo possibilidade de sobrevivência", disse Francisco, enquanto preparava moldes do produto mais caro de sua oficina, garrafas fálicas de 60 centímetros de altura.

"Nunca mais vai ser como foi no passado." A garrafa em formato de pênis é vendida por 15 euros. Consta que a tradição começou em Caldas da Rainha quando D. Luis, que reinou em Portugal entre 1861 e 1889, sugeriu que os ceramistas locais produzissem algo mais interessante.

Um caricaturista famoso, Rafael Bordalo Pinheiro, forneceu a inspiração inicial, incentivando Caldas da Rainha a ampliar sua tradição de centro de produção ceramista.

"Ninguém sabe exatamente como a tradição começou. Dizem que foi D. Luis, mas não sei", disse Francisco. O artesanato tradicional vem perdendo espaço aos poucos em Portugal e fora do país, à medida que as sociedades se liberalizam e as cerâmicas vão perdendo seu poder de provocar.

O casal produz canecas de cerâmica com um pênis ereto saindo do fundo ou da lateral, garrafas em formato de pênis e figuras de jogadores de futebol com o órgão masculino saindo por baixo de uma bandeira.

Francisco contou que, quando o comércio de cerâmica estava no auge, eles produziam mil garrafas fálicas por mês. "Houve uma época em que havia muita gente fazendo cerâmica, mas agora, aqui, somos apenas nós dois", disse Casilda. "A gente exportava para a Alemanha, Canadá e França. Hoje vendemos apenas para o comércio local e para as pessoas que vêm conhecer nossa cidade."



FONTE: http://noticias.terra.com.br/popular/interna/0,,OI2990076-EI1141,00-Casal+mantem+tradicao+de+fabricar+penis+de+ceramica.html

3 comentários:

Grupo Saber Viver disse...

Cada louco com sua mania!
Muito bom o post!
http://gruposaberviver.blogspot.com/

Anônimo disse...

o problema é se a mulher olhar para o marido e disser "benhe olha este aqui é tres vezes maior que o seu" heheheheh,

Anônimo disse...

pra te falar bem a verdade, eu me interesso e muito pelo lado engraçado da noticia, ou seja a parte bizarra, e foi bom saber que tenho uma companheira que também age assim, ou seja, cumprimos o objetivo do blog que é o de entretenimento, afinal, nada supera uma bela risada, valeu pela visita