domingo, 27 de julho de 2008

Atletas suspeitos dos Jogos farão exame de sexo

Autoridades de Pequim anunciaram neste domingo a instalação de um laboratório em um dos hospitais da cidade, que ficará encarregado de fazer testes de gênero em atletas suspeitos, informou a agência Xinhua.

Os atletas suspeitos serão submetidos a exames de sangue, a partir dos quais terão hormônios, genes e cromossomos analisados. Três dias depois, os resultados serão liberados, destacou Tian Qinjie, do Hospital Peking Union Medical College.

Os casos em que um atleta de um sexo compete em modalidades do outro gênero - geralmente homens em provas de mulheres - são muito raros. A média é de uma ocorrência para cada 500-600 atletas que se submetem a testes do tipo.

O primeiro caso com estas características na história do esporte aconteceu em 1967, quando a atleta polonesa Ewa Klobukkowska, parte da equipe ganhadora do ouro no revezamento 4x100m, em Tóquio 1964, foi reprovada nos testes de gênero, razão pela qual foi banida do esporte profissional.

Os testes de gênero foram abandonados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), mas continuam sendo efetuados em competições esportivas na Ásia.

Em 2006, uma atleta indiana perdeu sua medalha de prata nos 800m dos Jogos Asiáticos de Doha, ao ser pega no exame.

Os Jogos de Pequim serão realizados de 8 a 24 de agosto. O Terra irá transmitir ao vivo e com a exclusividade a competição em 13 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários terão a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso será gratuito.



FONTE: http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3032641-EI10378,00-Atletas+suspeitos+dos+Jogos+farao+exame+de+sexo.html

2 comentários:

Francine Esqueda disse...

Olá!!!
Adorei passar por aqui!!!
Espero que sua semana seja mais que maravilhosa!
Abraços apertados,
FRAN

(6) capreta disse...

Roberta Gusmão! HAHAHAHAHAH! E aquela outra do judô tambem! xD

=*


http://capreta.blogspot.com