quinta-feira, 26 de junho de 2008

Rua amanhece mão-única e surpreende motoristas

A implantação de uma unidade da rede norte-americana Wal-Mart em Campo Grande está levando a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) a transformar a rua Rio Grande do Sul em mão única. O primeiro trecho já está vigorando no novo sistema desde a manhã desta quinta-feira (dia 26) entre a avenida Afonso Pena e a rua Ricardo Brandão e surpreendeu moradores e motoristas.

"O projeto no entorno do supermercado Wal Mart foi financiado pela própria rede norte-americana e já está sendo executado", confirmou ao Midiamax o agente municipal de trânsito Pedra, que foi designado para orientar os motoristas no trecho entre a avenida Afonso Pena e a rua Ricardo Brandão.

Segundo ele, a rede norte-americana se responsabilizou pelas alterações ocorridas na avenida Mato Grosso e na rua Rio Grande do Sul, onde está sendo construído o supermercado. "Na próxima semana, a Agetran começa a alteração nos outros trechos. Até o mês de agosto, toda a rua Rio Grande do Sul será transformada em mão única.

Surpresa

Moradores e motoristas foram surpreendidos com a mudança no trecho entre a avenida Afonso Pena e a rua Ricardo Brandão, sobretudo porque a prefeitura de Campo Grande informou em seu site oficial, que a mudança passaria a vigorar a partir da 0 hora desta sexta-feira (dia 27) e acabou antecipando. "Até segunda-feira (dia 30) nós estaremos aqui orientando os motoristas. Até lá não haverá multas", disse o agente Pedra.

Cássia Miranda, que reside neste trecho gostou da alteração. "Há muito tempo que a prefeitura já deveria ter adotado esta medida. Gostei pelo fato de que esta é uma rua estreita e com muito movimento para ter o sentido duplo no trânsito", disse a moradora.

Outro que aprovou a mudança foi Josué Claudino, da Escola Espaço Livre. "Há três anos revindicamos a mudança para mão dupla. Finalmente a prefeitura resolveu nos atender agora. Para a escola e para os alunos foi muito positivo, porque vai facilitar para as crianças na chegada e na saída da escola", disse.

Já o motorista Ronaldo Lima da Silva ficou irritado com a mudança e a falta de aviso por parte da prefeitura. "A gente está acostumado a transitar por aqui. Não custava nada a prefeitura fazer uma ampla divulgação antes. Quando é para falar de Copa de 2014 eles colocam até out door nas ruas. Agora quando muda o trânsito não informam nada", disse o motorista.

Funcionários da própria prefeitura, Nivaldo Rodrigues e Dilermano Bandeira Neto também foram surpreendidos com a mudança. Com uma motocicleta eles acabaram entrando na contra-mão e foram alertados pelo agente Pedra.

"Ontem mesmo nós passamos por aqui e só agora observamos a pintura das setas e faixas no asfalto", confessou Dilermano Neto. Já Nivaldo reclamou que não observou as placas. "Se você passa todo dia pelo mesmo local, acaba não observando umas placas pequenas como estas que eles colocaram".

Binário

De acordo com a Agetran, até a segunda quinzena de agosto, quando será inaugurado o supermercado Wal Mart, toda a rua Rio Grande do Sul será transformada em mão única, formando um binário com a rua Bahia, cada uma com um sentido de direção.

O próximo trecho a ser implementado na semana que vem será entre a avenida Mato Grosso e a rua Euclides da Cunha.



FONTE: http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=332390

Nenhum comentário: