RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Campo Grande
O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad (PMDB), pré-candidato à reeleição, irá participar de 22 eventos --incluindo 18 inaugurações de obras-- nos primeiros três dias de julho. A maratona consistirá, em média, de uma cerimônia a cada três horas e 27 minutos.
A partir do dia 5, a participação de candidatos a prefeito e vice-prefeito em inaugurações é vedada pela Justiça Eleitoral. O descumprimento da regra pode resultar em perda de mandato e em inelegibilidade.
Entre os próximos compromissos de Trad estão inaugurações de reformas em escolas e de pinturas em unidades de saúde. Também consta da agenda oficial a participação do prefeito em assinatura de ordem de serviço, em formatura e no lançamento de programa educacional.
Somente em 1º de julho, entre 9h e 21h30, serão nove solenidades, das quais seis inaugurações. No dia seguinte, o prefeito inaugura mais cinco obras. No dia 3, estão previstos oito eventos --sendo sete inaugurações-- em 12 horas.
Trad negou que o cronograma esteja relacionado ao calendário da Justiça Eleitoral. "Obra pronta tem de ser inaugurada", afirmou ele.
"Não tem nada a ver com a restrição. Esse cronograma é o resultado de quatro anos. Não são obras que começaram ontem, mas que terminaram agora", disse o prefeito.
Segundo Trad, a administração pública "não pode parar" por causa do período eleitoral.
"A gente não pode deixar de administrar a cidade. Temos que continuar tocando as obras e, à medida que ficam prontas, temos mesmo que inaugurar e mostrar", afirmou.
A participação em inaugurações não será a única alteração na rotina dos atuais prefeitos a partir de 5 de julho. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), eles também não poderão autorizar a veiculação de publicidade institucional e fazer pronunciamentos em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u416224.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário