quinta-feira, 3 de julho de 2008

Jumento ganha roupa de apicultor e ajuda a transportar mel

Município de Itatira é um dos maiores produtores de mel do Ceará. Produtores procuraram alternativa para atravessar caminho de difícil acesso.

Os apicultores de Itatira contam com uma ajuda especial na hora de transportar o mel. Um jumento ganhou até roupa especial como proteção contra as abelhas.

Veja o site do Globo Rural

O município de Itatira é um dos maiores produtores de mel do Ceará. Só em uma das comunidades, 120 moradores vivem da apicultura. O técnico agrícola Júlio César Muniz diz que a grande produção é resultado da grande diversidade de flores da região. "Temos aproximadamente 70 plantas que produzem bastante néctar para nossas abelhas", explica.

São mais de 2 mil colméias. Uma produção de 60 toneladas de mel ao ano. Para chegar ao apiário e recolher os favos de mel, o caminho é de difícil acesso, onde carro não passa. Antes, o percurso era feito a pé e o mel levado em carrinhos de mão.

Mas agora o jumento, velho companheiro do sertanejo, faz o trajeto. Quem teve a idéia de vestir o animal foi o apicultor Juraci Vieira. “Uma parte da roupa pega a cabeça, tem uma viseira e é feita com uma lasca de ferro, para que as abelhas não alcancem o jumento com o ferrão. Nos pés, ele não usa botas porque já tem as naturais, dele, que são obra da natureza”, disse.

Dificuldades

Além de transportar a produção de Vieira, o animal ainda dá uma forcinha a outros apicultores. “Esse animal significa tudo na vida para mim. Ele assume um trabalho que eu ia fazer”, falou o apicultor.

“Essa idéia, na verdade, já se estendeu às nossas 19 comunidades e vem para amenizar e resolver em grande parte a nossa dificuldade de transporte desse produto”, disse Antônio Lopes, vice-presidente da Associação dos Apicultores.

Oitenta por cento do mel produzido em Itatira vai para a merenda escolar. O produtor recebe R$ 7 por quilo vendido.

Um comentário:

Stanley Marques disse...

Tá linkada tb. Obrigado por ter aceito o convite.

http://www.antologiaracional.com/